• Ivan Sousa

Criando sua própria biblioteca Filosófica Iniciante

Atualizado: 22 de Ago de 2019

Dicas de obras de leitura que vão ajudar você a formar uma biblioteca filosófica iniciante.



Creio que não há uma regra, uma lei, que "regularmente" como você monta a sua biblioteca.

Mas, com base na experiencia que acumulei ao longo da minha vida, acredito que há livros que ajudam bastante o entendimento. E na verdade não importa muito se você já faz estudo e leitura filosóficas há muito tempo, um livro novo e bem legal pode esbarrar em agora mesmo.



Vamos a Lista:


01 - Convite à Filosofia - Mario Ferreira dos Santos

É um livro introdutório a filosofia do autor e apesar de pequeno, tem um conteúdo grandioso. Organizado em duas partes, o pequeno livro de 214 páginas traz na primeira parte ensinamentos fundamentais sobre: O que é o fato, o conceito, a razão, a intuição, a abstração e seus processos, o princípio de causalidade, entre outros. Infelizmente esse livro não é mais editado, mas é possível achá-lo em Sebos ou em PDF aqui.

02 - Introdução a Aristóteles - Giovanni Reale

Se você sempre quis entender a filosofia de Aristóteles, mas acha um tanto complicado de entender, esse livro vai te ajudar. Compreender o conceito de substância é mais simples nas palavras de Reale, entender que as quatros causas das coisas, a doutrina de Ato e Potência, enfim, muito da filosofia do Estagirita é possível entender com esse livro. 



03 - Para uma nova interpretação de Platão - Giovanni Reale

O livro reúne os méritos de uma exposição clara e conduzida com habilidade didática, capaz de atingir não só o círculo dos especialistas, mas os mais amplos círculos de interessados em filosofia, a par da originalidade de seu impulso científico, que amplia e aprofunda em várias direções a interpretação de Platão. Para uma nova interpretação de Platão constitui a contribuição filosoficamente mais relevante ao novo paradigma dos estudos sobre Platão e marco de fundação da Escola de Milão de estudos platônicos.


04 - A República - Platão

A República (ou Da Justiça) é a obra mais traduzida, difundida, influente e estudada de Platão. Consagrada como um dos mais expressivos escritos de filosofia de todos os tempos, teve seu texto estabelecido por diversos helenistas ilustres. Esta obra aborda diversos temas fundamentados, centrados e subordinados à questão primordial “o que é a justiça?” e seus desdobramentos: “qual é a sua natureza?” e “do que é ela constituída?”. Platão expõe sua concepção de um Estado soberano cuja forma de governo permitiria que a ideia de justiça fosse aplicável, realizável e realizada.

05 - Ética a Nicômaco


Uma das mais cultuadas obras de Aristóteles, Ética a Nicômaco ocupa um lugar fundamental na base do pensamento humano. Nesta obra Aristóteles expõe seu entendimento sobre virtude e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência, além de criar uma intuição moral completamente nova.



07 - Filosofia e Cosmovisão - Mario Ferreira dos Santos


Filosofia e Cosmovisão, momento inaugural do extraordinário projeto filosófico de Mário Ferreira dos Santos. De fato, neste livro, ele mostrou sua dupla vocação: filósofo e professor. Ainda que, para muitos, essas vocações sejam naturalmente complementares, no caso de Mário há uma tensão. Filosofia e Cosmovisão inaugura sua série de escritos propriamente filosóficos e abre a chamada Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais. Não se trata, aqui, de uma afirmação corriqueira, pois daí decorre o caráter híbrido deste livro: é, ao mesmo tempo, uma introdução à filosofia, uma apresentação enciclopédica de diferentes escolas do pensamento e obra de um filósofo original.


06 - Filosofia da Crise - Mario Ferreira dos Santos


Ocupando um lugar de destaque na vasta produção do filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos, Filosofia da Crise é o mais novo lançamento da É Realizações. Nesse livro, o autor discute a crise em seus diferentes matizes: econômico, moral, ético ou comportamental, artístico ou social; um tema bastante atual, que pode interessar a todos aqueles que queiram aprofundar seu conhecimento da obra de Santos.

08 - Aprendendo Lógica - Vicente Keller e Cleverson L. Bastos


Os primeiros passos do desenvolvimento do raciocínio lógico são dados através da presente obra. A lógica formal (clássica), a lógica simbólica ou matemática e os princípios do raciocínio dialético são temas tratados nesta obra que conta com uma coletânea de exercícios para facilitar a assimilação do conteúdo.



Vou finalizar com duas obras não propriamente filosóficas, mas acredito que elas possam fazer a diferença para o estudante iniciante.



09 - Aprendendo Inteligência - Pierluigi Piazzi


Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência fosse uma característica inata. O fator genético era considerado bem mais influente do que o fator ambiental. Porém, devido aos avanços da neurociência, ficou demonstrado que inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esforço. Neste livro, dedicado aos estudantes de todos os níveis, o Pierluigi Piazzi (conhecido carinhosamente pelos seus alunos como Prof. Pier) ensina a usar a inteligência para se tornar uma pessoa mais inteligente.


10 - Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley


Ele mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance Huxley.



© 2023 por Por que Filosofia.